widgets

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

CARNAVAL - DATA NÃO COMEMORATIVA


A palavra "Carnaval" está relacionada com a idéia de deleite dos prazeres da carne marcado pela expressão "carnis valles", que, acabou por formar a palavra "Carnaval", sendo que "carnis" em latim significa carne e "valles" significa prazeres. Para saber mais sobre a história da origem do carnaval clique no link acima.

Professores de Escola Bíblica, as crianças e adolescentes precisam saber a verdade sobre esta festa que muitos dizem produzir alegria, porém, é uma mentira, produz mortes, destruição de famílias, e muita tristeza. 

Preparei alguns slides para ajudar você professor de escola bíblica, a esclarecer seus alunos adolescentes porque não devemos participar de tal festa (texto em azul):


(Slide 1): Porque devemos dizer um NÃO à festa de Carnaval? Deus se agrada de tal festa? Tem algum problema participar desta festa, e depois continuar a servir à Deus como se nada tivesse acontecido? Primeiro vamos ver o significado da palavra Carnaval. 


(Slide 2): Se Carnaval significa prazeres da carne, participar dele, é o mesmo que decidir satisfazer meu próprio ego (o eu de cada um), mas, que prazeres seriam estes? 


(Slide 3): A Palavra de Deus, nos mostra em Gálatas 5:19-21 que "...as obras da carne são manifestas, as quais são: prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, invejas, homícidios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a esta, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus.

Logo, Deus jamais aprovará tal festa, pois são muitas destas "obras da carne", senão todas, que encontramos nesta festividade.

Anteriormente, no mesmo capítulo, a Palavra de Deus já alerta:
 "...Andai em Espírito , e não cumprireis a concupiscencia da carne. Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis." Gálatas 5: 16,17.

Quando Deus habita em mim, através do Seu Espírito Santo, eu sei o que é bom para mim e agradável á Deus, e o que não é, em outras palavras, não tenho o desejo de estar em um lugar que entristeceria a Deus. "E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção." Efésios 4:30

Então, quando decido seguir o meu "EU", e dar lado para as "obras da carne",  inevitavelmente não estou agradando a Deus, e logo Jesus não é o meu Rei, mas eu mesmo me considero um.

Talvez voce pense, mas estas coisas acontecem no Carnaval!? bebedices, prostituição, dissensões, etc.!? Infelismente tenho que dizer que sim, Veja os slides 3A e 3B. 

Professor só use estes slides com os adolescentes se julgar necessário e adequado, ou se desejar poderá preparar outros com imagens e informações mais atualizadas:



Orientação de Deus em relação a:

  • Bebidas alcoólicas: " Não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito," Ef. 5:18

  • Prostituição: "Fugi da prostituição...o que se prostitue peca contra o seu próprio corpo. Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós,..." I Coríntios 6: 18,19

  • Ao homem violento: "Não tenhas inveja do homem violento, nem escolhas nenhum de seus caminhos." Provérbios 3:31

  • Ao corpo: "Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá; porque o templo de Deus, que sois vós, é santo." I Co. 3:17


(Slide 4): Se Jesus mora em seu coração, obedeça à Ele, porque Ele te ama, foi por amor à voce que Ele morreu na cruz. A Palavra de Deus diz: "Porque Deus amou o mundo (você) de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele (você) que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." João 3:16.

Quando recebemos Jesus como nosso Salvador, o Espírito Santo vem habitar em nós e "...se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei." Gl. 5:18 e "o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Contra estas coisas não há lei." Gl. 5: 22,23.

Obedecendo à Deus e Sua Palavra, mostramos que JESUS, é o nosso Rei e Senhor de nossas vidas, e sabemos que Ele quer o melhor para nós, e N'Ele nos alegramos: "Alegrai-vos sempre no Senhor, outra vez digo, alegrai-vos." Filipenses 4:4.


(Slide 5): Por isso diga NÃOOOOOOOOOOOO...para o Carnaval, e todo o pacote que vem com ele, como bebedices, drogas, homicidios, glutonaria, impurezas, prostituição, e tudo o mais que não agrada a Deus.
"Porque noutro tempo ereis trevas, mas agora sois luz no Senhor; andai como filhos da luz." Efésios 5:8.
"E não vos comuniqueis com as obras infrutuosas das trevas, mas antes condenai-as." Efésios 5:11.

Significado das palavras nos versículos 19-21 de Gálatas cap. 5 para esclarecimento do professor:

1. Bebedices: vício da embriaguez;
2. Dissensões: divergência de opiniões, disputas, desavenças;
3. Emulações: sentimento que incita a imitar ou a exceder (ser superior) a outrem;
4. Feitiçarias: encantamento, adivinhação;
5. Glutonarias: vício do glutão: que come muito e com avidez;
6. Heresias: doutrina oposta aos ensinamentos divinos e que tende a promover facções;
7. Homicidios: ação de matar um ser humano;
8. Idolatria: adoração de ídolos, obstinação;
9. Impureza: mácula (mancha) moral, imundícia: lixo;
10. Inimizade: aversão;
11. Invejas: desgosto e ódio provocado pela prosperidade ou alegria de outrem;
12. Ira: cólera (impulso violento contra o que nos ofende), furor;
13. Lascívia: luxuria, devassidão: contrário a decência;
14. Pelejas: guerrear, batalhar, combater;
15. Porfias: contenda de palavras, discutir;
16. Prostituição: adultério;
Pequena Enciclopédia Bíblica de Orlando Boyer (Ed. Vida)

Professor: se voce procurar por mais informações, e notícias relacionadas ao carnaval passado,  certamente vai encontrar muitas mortes por acidentes, porque indivíduos estavam alcoolizados ou drogados; mortes por homicidios, pelos mesmos motivos, aliados a brigas de foliões; muitas adolescentes que engravidaram, muitas crianças abusadas, principalmente por turístas de dentro e de fora da nossa nação, e para elas esta época é mais um inferno do que o paraíso. 


Obs: Para as crianças menores ensine sobre o carnaval de forma bem simples, para que entendam que Deus não se agrada desta festividade, se souber cante o louvor abaixo, senão veja o vídeo mais abaixo:




7 comentários: